A ONTRISPORTS é especialista no enquadramento técnico de atletas e tem como objetivo a aplicação de metodologias de avaliação, controlo e planeamento de treino. Saiba tudo aqui.

Tudo começa quase sempre por “uma corridinha” ou por um desafio com amigos. A partir daí, o gosto e “vício” pela corrida torna-se muitas vezes, felizmente, uma realidade. A jornada entre a primeira corrida e os desafios a que cada corredor se propõe, pode tornar-se mais ou menos sinuosa, dependendo de todo o processo de acompanhamento, onde deve entrar um elemento essencial para guiar e acompanhar todo o processo – O Treinador!

Alguma vez se perguntaram porque é que o treinador é, habitualmente, a primeira pessoa a quem os atletas recorrem, tanto quando apresentam um desempenho positivo como quando apresentam um resultado menos positivo? Existem inúmeras pesquisas sobre o impacto psicológico que um treinador tem nos seus atletas, bem como evidências que demonstram que o comportamento e as ações de um treinador podem afetar a motivação dos mesmos.

O desporto é um meio para ensinar lições aos nossos atletas (principalmente aos mais jovens), que podem e devem ser transferidas para outras áreas das nossas vidas, para que todos nos possamos tornar mais significativos para a sociedade e o papel do treinador é fundamental nesta transmissão de conhecimentos e experiências, ainda que cada um com o seu próprio estilo e diferentes tipos de mensagens.

Lembram-se de quando aprenderam a conduzir um carro ou até a andar de bicicleta? Imaginem tentar fazer isso sem terem alguém para vos ensinar como fazê-lo em segurança. Na corrida, é exatamente a mesma coisa: existem regras, técnicas, dicas e determinadas nuances que todos devem aprender e o treinador é a pessoa que vos irá guiar em todo este processo. É quem motiva, ensina e, acima de tudo, alguém que não vai o julgar por determinados erros de iniciante, ajudando-o inclusivamente a evitá-los, permitindo acelerar a sua curva de aprendizagem.

1

A vida familiar e profissional de um atleta amador está sempre, e bem, na linha da frente, tornando-se por isto mesmo fundamental um planeamento estruturado, individualizado e dimensionado à realidade de cada um: os atletas amadores têm o dom de inventar tempo onde parece não existir e, sempre que surge alguma limitação ou impedimento para treinar, isto é de imediato entendido como um obstáculo que vai prejudicar o treino e a evolução, ao ponto de até serem muitas vezes ignorados sinais evidentes de que a rotina praticada está acima das reais possibilidades de assimilação da carga. Acima de tudo, ter um treinador a guiar o seu planeamento de treino deverá ser visto como um investimento no seu desempenho e até na sua saúde, e não como mais um custo.

Na ONTRISPORTS, somos especialistas no enquadramento técnico de atletas essencialmente amadores e, temos como objetivo, a aplicação de metodologias de avaliação, controlo e planeamento de treino para os nossos atletas, que até há poucos anos eram reservadas apenas aos profissionais, seja através da planificação do treino interligada a avaliações para recomendação dos níveis individuais de treino, seja utilizando softwares e plataformas de interação com os atletas para controlo “on-time” de todos os marcadores essenciais do treino, seja até através de training camps com padrões de apoio e acompanhamento superiores, em locais de eleição para o treino desportivo.

Desta forma, na ONTRISPORTS consideramos como fundamentais os seguintes aspetos:

  • Planeamento de treino individualizado: Não só do ponto de vista das intensidades do treino, bem como no que diz respeito à modelação e distribuição das cargas de treino ao longo das semanas/meses, de acordo com a disponibilidade de cada atleta. Correr 40 km/semana é marcadamente diferente de correr 100 km/semana, o que exige uma diferenciação na distribuição das intensidades pelas várias zonas de treino. Fundamental também a adaptação do plano ao teu estilo de vida e respetivos compromissos familiares e profissionais.

  • Análise, feedback e controlo das tarefas concretizadas: Quando treina sozinho e de forma autodidata, para além de normalmente realizar apenas as tarefas que mais gozo lhe dão, é fácil deixar-se levar pela sua própria perspetiva e ignorar certos aspetos do seu desempenho. Como treinadores, procuramos transmitir-lhe um ponto de vista objetivo, baseado em métricas e na interpretação de dados, identificando padrões e tendências no seu desempenho.
    3
  • Responsabilidade, sentido de compromisso e motivação: Ter um treinador aumenta a sua responsabilidade e comprometimento para com o treino. Saber que tem alguém a monitorizar o seu progresso pode dar-lhe aquele impulso extra para manter a consistência do treino. Na ONTRISPORTS, o nosso modelo de comunicação regular com os nossos atletas permite-nos identificar estados de espírito e intervir, muitas vezes, no estado emocional dos mesmos.

  • Prevenção e gestão de lesões: Uma das principais funções de um treinador passa pela prevenção e controlo de lesões, procurando o equilíbrio na carga de treino ao longo do ciclo de preparação sabendo que, mesmo quando as lesões surgem, o nosso papel passa por adaptar o planeamento, procurando estratégias que permitam potenciar a recuperação dos atletas, orientando-os no sentido de retirar algo de positivo destas fases mais negativas (muitas vezes são momentos ótimos para trabalhar determinados aspetos que normalmente são descurados)

  • Sentido de comunidade: Fazer parte de um grupo de treino, proporciona aos atletas um elevado sentido de comunidade. É uma oportunidade de partilhar a sua jornada com outras pessoas que entendem os seus desafios, aprender e ensinar através da partilha de experiências. Na ONTRISPORTS, proporcionamos esta oportunidade para os atletas se conectarem através de um conjunto de plataformas online, o que se torna valioso para quem treina regularmente sozinho ou reside em áreas mais isoladas.

Será que não fará sentido o investimento por parte dos atletas amadores, num enquadramento técnico adequado? A diferença entre uns ténis de 100 ou 300 € ou entre um dispositivo de GPS de 200 ou 500€, fará seguramente menos diferença em todo o processo de treino e no resultado, do que efetuar as opções de aquisição de equipamentos mais em conta e aplicar a diferença num serviço de acompanhamento do treino de qualidade.

Temos, felizmente, em Portugal, treinadores com qualidade, com experiência e com capacidade de resposta para todos os níveis competitivos e desafios. Confie neles e aproveite tudo o que de bom lhe podem proporcionar.

Entra em 2025 com o pé direito!

Autores
---
David Matos