Mais uma aventura do The Running Couple, desta vez no Trail das Fajãs na Ilha de São Jorge, nos Açores.
A realização deste trail – dos mais bonitos que já fizemos – acabou por ganhar um significado especial para nós porque foi um ato de resiliência desta equipa!
Tudo começou com a inscrição na prova Triangle Adventure 2022 que consiste na realização de três corridas em três dias consecutivos nesta sequência: Pico (28km), São Jorge (28km) e Faial (35km)
Como era possível escolher apenas uma delas, optamos pela prova de São Jorge, ilha que ainda não conhecíamos. Na véspera, ainda a recolher o carro no rent-a-car do aeroporto, recebemos um SMS a cancelar a prova dessa ilha. Um autêntico balde de água fria depois de uma viagem de mais de oito horas (Lisboa – Ponta Delgada – São Jorge).
A informação era curta e definitiva: as ligações entre o Pico e S. Jorge iriam ser suspensas devido à agitação marítima. Aparentemente, os participantes que estavam a fazer as três provas não teriam forma de chegar à ilha, e todos os outros que, como nós, foram diretamente e já estavam em S. Jorge ficariam sem possibilidade de fazer a prova. Foi muito difícil aceitar esta situação, mas reagimos e resolvemos fazer a corrida sozinhos, reproduzindo o melhor possível o percurso da competição.
Na prática, o mesmo consiste em atravessar a ilha de uma ponta à outra, da Costa Sul (Fajã dos Vimes) à costa norte (Fajã dos Cubres), subindo a Serra do Topo e passando pela magnífica Caldeira de Santo Cristo, um dos locais mais bonitos dos Açores (na nossa opinião).
As paisagens vão mudando e são sempre arrebatadoras. A dificuldade é elevada, sobretudo entre a Fajã dos Cubres e o topo da Serra do Topo, com um desnível muito significativo e piso difícil. A descida é íngreme, numa boa parte, mas com vistas rasgadas e cada vez mais bonitas.
O percurso original da prova começava na Fajã de São João (ainda antes da Fajã dos Vimes, também na costa Sul). Todavia, demos com um desmoronamento de terras que tornava o percurso muito perigoso, razão pela qual aqui apenas recomendamos fazê-lo a iniciar na Fajã dos Vimes.
Na Fajã dos Vimes houve tempo para uma paragem rápida no Café Nunes que tem a sua própria produção do precioso grão há várias décadas (ali mesmo, nas traseiras da casa), caso inédito e com qualidade comprovada!
Fizemos este percurso com a ajuda da wikiloc (e o ficheiro GPX enviado pela organização da prova). Como curiosidade, a certa altura, cruzamo-nos com uma equipa da organização da prova a retirar as marcas que, naquele mesmo dia, deveriam ter servido para orientar os participantes da prova que não se fez por um motivo que ainda hoje não compreendemos.
Chegados à Fajã dos Cubres - eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal na qualidade de aldeias do mar - recuperámos energias no Café Stop, um quiosque com umas lapas maravilhosas (as melhores que experimentamos em toda a estadia) e um serviço muito simpático. Em jeito de balanço ficámos satisfeitos: não deixamos de cumprir o nosso objetivo e esta viagem a São Jorge valeu mesmo a pena!
TRAIL DAS FAJÃS, ILHA DE SÃO JORGE (AÇORES)
Veja também:
- Subida da Serra da Estrela pela Garganta de Loriga
- Da Praia da Luz a Lagos, ida e volta (Algarve)
- Subida ao pico Morézon (Sierra de Gredos)
- Ruta del Cares, Picos da Europa
- Rota da Levada, Serra da Lousã