Não é todos os dias que participamos num evento desportivo em que é batido um recorde mundial. O Running Couple teve esse privilégio no último dia do ano!
Foi na “São Silvestre” de Barcelona, a que os Catalães chamam Cursa Dels Nassos que a atleta Queniana, Beatrice Chebet, bateu o recorde mundial de 5 km estrada com o tempo incrível de 14 minutos e 13 segundos!
A nossa escolha para a última corrida do ano ficou decidida logo em fevereiro, seria em Barcelona. Da nossa pesquisa, não há muitas grandes cidades a promoverem esta iniciativa mesmo no último dia do ano, que é a nossa preferência. Já tínhamos feito a “San Silvestre Vallecana”, em Madrid (numa das vagas da Pandemia!) e desta vez iriamos correr em Barcelona.
Quando chegámos à zona da partida, a primeira prova, de elite e internacional de 5 km, estava a concluir-se e foi à nossa frente que vimos o recorde ser quebrado. Gerou-se imediatamente um clima de festa que se prolongou até à partida da prova dos 10 km e novamente à chegada.
Comparativamente com Madrid, é uma prova mais pequena (11.000 participantes vs. 30.000) mas com o mesmo espírito de festa e divertido. São muitos os que se vestem de forma criativa, mesmo carnavalesca, para fazer a corrida.
A organização é boa, com um abastecimento aos 5 km e só é pena não haver medalhas para os finalistas. O percurso é dos mais fáceis que já fizemos e também nós batemos os nossos recordes pessoais!
Barcelona é uma cidade fantástica pelo que recomendamos vivamente um programa semelhante ao que fizemos, corrida e exploração da cidade e dos seus tesouros históricos, culturais e arquitetónicos.
Data: 31 de dezembro, 17h30
Inscrições: início em julho/agosto (esgotam pelo outono)
Site: 2023 - Cursa dels Nassos (cursadenassos.barcelona)
Curiosidade: Cursa dels Nassos significa Corrida dos Narizes e é assim designada em honra da figura mitológica Home dels Nassos que tem 365 narizes e perde um todos os dias só saindo à rua, como um homem normal, no último dia do ano.