Sabem o que acontece quando chove muito? Riachos, ribeiras, cascatas, levadas, trilhos com água e com lama, enfim, forma-se o paraíso dos trail runners. Por isso, há que aproveitar o inverno!
E para quem reside na zona mais central do país, não é preciso planear grandes viagens ao Gerês ou à Estrela para ter tudo isto. Neste caso, a proposta de trilho encontra-se a pouco mais de 150 km de Lisboa, em Queixoperra, perto de Mação. Chama-se a Rota da Queixoperra.
O PR5 MAC tem cerca de 14 km, mas quem quiser pode estender por mais uns 6 km ou 7 km, bastando usar o GPS e aproveitar os estradões quase planos que serpenteiam a mata coberta de estevas que nesta altura emanam um perfume encantador e começam a florir (esta espécie é invasora e sinal da passagem de incêndios sucessivos, mas não deixa de ser agradável).
Encontrámos riachos com muita água cujo som nos acompanhou uma boa parte do percurso e a certa altura chegámos ao ex-libris deste percurso: o Poço das Talhas. Sem dúvida um local onde a natureza se inspirou e aí colocou os seus mais belos elementos e o homem completou: água, muita água irrompendo pela rocha que vai cedendo a sua passagem ao longo de séculos, formando pequenos lagos e cascatas, verde, rocha, uma levada, azenhas e moinhos recuperados, pontes de madeira (bem cuidadas), enfim, só custa ter de prosseguir caminho. Mas prosseguimos e uns quilómetros depois pudemos subir ao cimo da Serra do Corvo onde se encontra um miradouro assinalado com as instangramáveis molduras da moda.
No final, não pudemos repor as energias logo ali em Queixoperra, mas bastaram 10 minutos para que nos sentássemos na esplanada solarenga do Café Redondo, na vila de Mação, a recordar a nossa aventura da manhã.
O inverno é lindo e tem de ser aproveitado!
Não perca na próxima edição da Pro Runners Magazine mais uma aventura do Running Couple!
Veja também:
- Cursa Dels Nassos – a "São Silvestre" de Barcelona
- Trail das Fajãs, São Jorge (Açores)
- Subida da Serra da Estrela pela Garganta de Loriga
- Da Praia da Luz a Lagos, ida e volta (Algarve)
- Subida ao pico Morézon (Sierra de Gredos)
- Ruta del Cares, Picos da Europa
- Rota da Levada, Serra da Lousã