O "The Running Couple" conta-lhe mais uma aventura, desta vez em Mação.

Quando procuramos provas para fazer ao longo do ano, a nossa fonte principal é o calendário do ITRA – International Trail Running Association no qual pesquisamos as ofertas no nosso país ou noutro que queiramos pontualmente explorar. São provas bem organizadas, com boa informação, em locais e com percursos de interesse técnico e paisagístico acima da média e que pontuam para o ITRA Performance Index.

No entanto, também gostamos muito de participar em provas mais pequenas de organizações locais que se empenham em oferecer eventos desportivos de grande categoria. Surgem muitas vezes como instrumentos de promoção das localidades onde se organizam, como uma nova forma de turismo rural e fonte de receita para as populações. Já no ano passado, em fevereiro, tínhamos testemunhado este fenómeno no Trail por Terras de Outrora, realizado em Brotas e achado a experiência fantástica.

IMG_2055 IMG_2066

Por serem mais pequenas, há uma maior proximidade entre todos os que participam população, atletas, organizadores, voluntários que nos faz sentir “entre amigos” e sempre muito bem-vindos. Não faltam os discursos do Presidente da Câmara e da Presidente da Associação local, o que torna tudo mais pitoresco e bem português!

Foi o caso da prova com que iniciamos o mês de julho, o Trail das Zagaias em Mação (fica a 150 km de Lisboa e 250 km do Porto). O percurso é muito “corrível”, como poucos troços técnicos, o que permite fazer um bom treino de velocidade, tanto quanto é possível em trail. A parte mais interessante é a passagem pela ribeira que não implica apenas cruzá-la em vários pontos como percorrê-la pelo seu leito. O tempo ganho no estradão reduz-se pela necessidade de progressão muito lenta e cuidadosa sobre as pedras submersas redondas e escorregadias. É bonito, muito fresco mas cansa!

IMG_E2075 BZNGE4797

Há ainda a subida à Cruz Alta, ponto mais alto do percurso com uma vista de 360º. Depois é descer e regressar a Mação onde nos aguardava um almoço sentado, de três pratos e com serviço de mesa e onde pudemos partilhar mesa e conversa com a figura mítica do Professor Zé, mentor e criador das provas feitas na região há largos anos.

No final, um de nós ainda foi ao pódio receber a medalha do 2.º lugar do seu escalão. Programa perfeito.

tabela trail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

travel

Veja também:

Rota da Gardunha: combinação perfeita para um fim-de-semana (alargado)

São Pedro Velho e Frecha da Mizarela

Aproveitar o inverno na Rota da Queixoperra

Cursa Dels Nassos – a "São Silvestre" de Barcelona

Trail das Fajãs, São Jorge (Açores)

Subida da Serra da Estrela pela Garganta de Loriga

Da Praia da Luz a Lagos, ida e volta (Algarve)

Subida ao pico Morézon (Sierra de Gredos)

Trail Rocalva (Gerês)

Drave, a Aldeia Mágica

Ruta del Cares, Picos da Europa

Rota da Levada, Serra da Lousã

Trail "O Caminho onde o Morto Matou o Vivo"

Maxirace Madeira

Autores
---
The Running Couple