O Running Couple conta-lhe mais uma aventura, desta vez em solo português.
O Inverno é mesmo a nossa época favorita para fazer Trail. Embora as árvores estejam despidas, como recompensa, a água aparece e a natureza ganha uma nova vida que convida à aventura!
E a pensar nesta época e nas mini-férias que se avizinham, sugerimos um local que se transfigura quando chove muito e vale bem a pena conhecer: a Fórnea, na Serra de Aire. Trata-se de um imponente anfiteatro natural com uns 500 m de diâmetro e 250 m de altura.
Desta vez, começámos junto ao café da Bica em Alcaria e fizemo-nos à Serra debaixo de uma chuva intensa que nos encharcou logo no primeiro quilómetro! Mas o caminho era tentador, os trilhos cada vez mais isolados e panorâmicos numa zona serrana que se caracteriza por ser coberta por vegetação densa mas quase sem árvores.
A certa altura do percurso passamos por fósseis bem visíveis nas rochas porosas que pisamos (do tipo amenites) revelando-nos formas de conchas e de pequenos animais marinhos, testemunhos do período Jurássico. Chegando ao alto da Fórnea a vista é imponente e apetece ficar ali do alto olhando o anfiteatro cá em baixo. Segue-se depois por um percurso que mergulha pelo seu interior, sempre a descer, até que os últimos metros são feitos por um autêntico escorrega de cascalho solto! Já cá em baixo, o som da água que antes já se ouvia torna-se mais forte e pouco depois chegamos à Cascata da Fórnea que só em épocas de boas chuvadas renasce com todo o seu esplendor. É ainda possível visitar uma gruta chamada Cova da Velha que está assinalada.
Há vários percursos sinalizados na zona e basta uma pesquisa na wikiloc que combine “fórnea” e “fósseis” que encontrarão uma opção à vossa medida! Também na primavera, com a cor alfazema das flores do rosmaninho e alecrim que por ali abundam, é uma ótima opção para fazer um trail!
Veja também:
- Rota da Gardunha: combinação perfeita para um fim-de-semana (alargado)
- São Pedro Velho e Frecha da Mizarela
- Aproveitar o inverno na Rota da Queixoperra
- Cursa Dels Nassos – a "São Silvestre" de Barcelona
- Trail das Fajãs, São Jorge (Açores)
- Subida da Serra da Estrela pela Garganta de Loriga
- Da Praia da Luz a Lagos, ida e volta (Algarve)
- Subida ao pico Morézon (Sierra de Gredos)
- Ruta del Cares, Picos da Europa
- Rota da Levada, Serra da Lousã