Nasceu em 2013, atualmente é constituído por 200 pessoas e é o gosto pela corrida a razão pela qual existe. É o grupo Barreiro Night Runners... vamos conhecê-lo?

---
---

É na cidade do Barreiro, na margem Sul do Tejo, que este grupo de corrida amador se junta todas as quartas-feiras, pelas 21h00, para fazer aquilo que mais gosta: conviver e treinar em grupo.

Foi em 2013 que o BRRnightRUNNERS surgiu após a ideia de Carlos Luz, o fundador e ainda o atual responsável, na sequência de uma conversa com amigos que também gostavam de correr... A ideia virou concretização e o grupo nasceu com o objetivo de: "juntar pessoas que gostam de praticar desporto ao ar livre, participar em provas de atletismo, conviver, promover a saúde dos membros do grupo através do desporto e desenvolver ações de solidariedade social, dirigidas a pessoas em situação de desvantagem social", referiu Carlos Luz.

Atualmente o grupo conta com cerca de 200 pessoas de várias faixas etárias, sendo que a idade média ronda os 40 anos e o sexo feminino está em maioria.

brrnigthrunners 3

Todas as quarta-feiras marcam encontro no largo 1.º de Maio, junto à Estátua Alfredo da Silva, no Barreiro, onde fazem um pequeno aquecimento e seguem depois uma viagem de 8 a 10 quilómetros, privilegiando a frente ribeirinha da cidade. O treino dura cerca de uma hora e pouco e no final ainda é feita uma sessão de alongamentos, para o corpo no dia a seguir não se queixar tanto...

Apesar de todos os atletas do grupo serem amadores, a participação em provas de estrada e trail são uma constante e até taças e medalhas, quer em grupo quer individualmente, já conquistaram.

É de amarelo que se fazem notar quando estão a correr e é com muito prazer que o fazem de Norte a Sul do país em provas, e no barreiro nos treinos.

brrnigthrunners 6

Qualquer pessoa pode-se juntar ao BRRNightRUNNERS, seja para correr ou simplesmente para caminhar, como foi o caso de Sofia Ambrioso, que em 2016 experimentou um treino com o grupo barreirense e nunca mais o largou.

"Em abril de 2016 depois de ter participado na Corrida da Mulher e ter corrido os meus primeiros 5 km por desafio de uma amiga, soube da existência do grupo e fui numa quarta-feira ver o que era e como funcionava... a partir desse dia, a minha vida mudou para sempre, deixei o mau vício do tabaco e pus fim ao sedentarismo", contou a gerente de negócios de 44 anos, enaltecendo posteriormente o grande espírito que se vive no BRRnightRUNNERS.

"Foi mesmo o espírito que se vive neste grupo que me fez «apaixonar» pela modalidade. Vestir uma «amarelinha» e todas as quartas à noite ser apenas uma BrrNightRunner... Todos no grupo estão lá com o mesmo propósito, espírito desportivo e entreajuda e com muito boa disposição, ninguém tem estatutos sociais ... somos todos atletas e aquela camisola faz de nós uma família muito forte e unida, sempre com muito orgulho e dedicação”, vincou Sofia Ambrioso.

brrnigthrunners 1

Sem nenhuma experiência ou contacto com a corrida, Sofia afirma que foi no BRRnightRUNNERS que tudo começou e que só vê vantagens e aspetos positivos em estar inserida no grupo de corrida amador, tais como: "desafios desportivos; foco e mais disciplina; amizades para a vida; conhecer novos locais; motivação; aprendizagem entreajuda desportiva."

Quanto a objetivos, para a atleta não é a competição o mais importante, mas sim as pessoas: "Bem, os meus objetivos não estão, nem nunca estiveram, ligados à competição. Eu prezo o convívio, a relação com as pessoas, estou sempre a pensar em sítios novos e provas de atletismo e Trail Running onde posso levar a «amarelinha» [como carinhosamente chama à camisola do grupo] a passear e motivar o maior número de atletas BRRnightRUNNERS a ir comigo e acreditem, tenho sito muito feliz e realizada neste objetivo", confessou.

Os atletas barreirenses participam em provas por todo o país, já sendo reconhecidos por muitas organizações.

"Já somos reconhecidos no mundo do atletismo e Trail Running... É magnífico quando levamos a «amarelinha» a uma prova, ouvir as pessoas a comentar «lá vai um BRR». A maioria das empresas e organizações de atletismo já nos reconhece, sempre como uma equipa muito divertida e com atletas de variadas categorias e escalões", concluiu Sofia, a quem o BRRnightRUNNERS mudou a vida.

Autores
---
Márcia Dores