A criação do grupo é recente, mas a causa que defendem é de sempre. Este grupo de corrida amador acolhe pessoas de todas as ideias e condições, desde que a vontade seja a mesma: correr por uma vida mais saudável e em prol do bem-estar da comunidade.
A Pro Runners Magazine foi conhecer mais um grupo de corrida amador, desta vez a norte do país. O Ímpar Running Team nasceu em setembro deste ano, fruto da vontade de quatro amigos: Herculano Cardoso, Daniela Simão, Carlos Brandão e Lara Brandão e apesar de ter uma história ainda recente, a sua criação tem um propósito bem definido.
“O principal será sempre a inclusão. Queremos que todos tenham a mesma oportunidade de praticar desporto para o seu próprio bem físico e mental, mas acima de tudo que se sintam bem onde estão inseridos”, afirmou Herculano Cardoso, responsável por organizar e recrutar elementos para o grupo, que atualmente é constituído por 12 atletas, sendo que dois são invisuais, outros dois usam cadeira de rodas e alguns enfrentam desafios do foro psicológico.
Hilário Ramos (na foto acima à esquerda) é um dos elementos invisuais do grupo. Tem 39 anos, corre há 23 e já conquistou vários títulos nacionais quando era atleta federado, entre os quais o tricampeonato nacional dos 10000 metros. Hoje faz parte do Ímpar Running Team e é com este grupo que percorre diversas provas de norte a sul do país e se sente “em casa”.
“Sempre adorei correr, mas devido à minha cegueira só posso fazê-lo com um guia e este grupo proporciona-me isso mesmo, há sempre alguém para me ajudar. Claro que nem sempre é fácil conciliar a disponibilidade do guia e do atleta para treinar, mas com vontade tudo se consegue e essa eu tenho muita”, vincou Hilário.
![]() |
“Este é grupo sem tabus, que acolhe toda a gente e eu sinto-me um privilegiado em fazer parte dele. O espírito de entreajuda que se vive é muito gratificante. Aqui os tempos numa corrida interessam pouco, o importante é chegar ao fim sem lesões e com o dever de missão cumprida”, referiu Hilário.
O nome deste grupo de corrida amador surgiu exatamente pelo sentido da primeira palavra que o compõe: “Temos connosco atletas com casos únicos, mas na verdade acabamos por ser todos iguais e é isso que queremos transmitir. Somos ímpares na forma como encaramos o desporto, porque para nós correr é mesmo para todos e se há alguém que tem mais dificuldades, então estamos cá para ajudar.”
![]() |
![]() |
Todos são bem-vindos no Ímpar Running Team mas há dois critérios a ter em conta: primeiro perceber se o atleta tem necessidade de ser ajudado e depois se os restantes têm essa capacidade para ajudar.
“Apregoar a inclusão é fácil, mas praticá-la é muito complicado, por isso temos que medir bem as nossas capacidades. Mas todos são bem-vindos. A inscrição é gratuita e podem contactar o Ímpar Running Team através da nossa página de Facebook (aqui).
![]() |
![]() |
Embora o grupo ainda se esteja a formar, já tem atletas dispersos por várias cidades do país, pelo que ainda não há dias específicos para os treinos, no entanto já estão a alinhavar algumas parcerias com outros grupos de corrida, de maneira a incluir os elementos do Ímpar Running Team nos dias de treino desses mesmos grupos, com o objetivo de proporcionarem treinos acompanhados a todos os atletas.
No fundo, o Ímpar Running Team é grupo de amigos que gosta de correr na companhia uns dos outros e que a juntar a isso ajudam outras pessoas, ou seja, conseguem fazer o pleno. Consideram-se iguais a qualquer outro grupo de corrida e apesar de terem alguns atletas “especiais”, afirmam não ser um grupo de “coitadinhos”.
Para o futuro, Herculano Cardoso (na foto acima a empurrar a cadeira de rodas) espera que este projeto, ainda pequeno, cresça de forma sustentada e que possam ajudar cada vez mais pessoas a serem felizes neste desporto que move tanta gente. Porque ser ímpar está em cada um de nós.