A PRO RUNNERS foi conhecer este clube amador de corrida e falou com Pedro Ribeiro, membro da atual direção, que nos contou como tudo começou... e muito mais!
Foi através de dois amigos (João Ralha e Paulo Marcos) com uma vontade em comum que o grupo RUN 4 FUN nasceu em 2008, já lá vão 14 anos... Os dois fundadores começaram a maturar a ideia e perceberam que podiam juntar o útil ao agradável: reunir pessoas, que como eles, gostassem de correr e treinar, mas também que gostassem de descontrair e divertirem-se. E assim se ergueu o RUN 4 FUN, cujo nome espelha o objetivo do grupo: aliar a corrida à diversão.
"Acreditamos na caminhada e na corrida enquanto práticas saudáveis que acrescentam qualidade de vida a qualquer um. Mas também acreditamos que a diversão é necessária para que a prática se mantenha regular ao longo do tempo. Ter companhia nos treinos, partilha de esforços e dificuldades, desafios coletivos e momentos de convívio antes, durante e depois dos treinos e das provas, são fatores que contribuem para essa diversão e motivam os atletas", afirmou Pedro Ribeiro, que faz parte da atual Direção do clube.
Por norma vestem-se de cor de laranja e atualmente contam com 208 membros registados, sendo que 76 são mulheres e 132 são homens, com uma média de idade de 50 anos, todos atletas amadores... O membro mais novo tem 24 anos e o mais velho tem 72, o que mostra que o RUN 4 FUN recebe atletas de todas as idades, dos míudos aos graúdos.
Semanalmente o grupo organiza treinos, sobretudo na zona Lisboa e arredores (até Almada), tal como explicou Pedro Ribeiro: "Em qualquer dia da semana é possível encontrar atletas RUN 4 FUN a correr ou a caminhar, em estrada ou em trilhos, por todo o país, incluindo as ilhas. [Maior parte dos atletas residem em Lisboa e arredores, no entanto muitos mudam de cidade, mas continuam no grupo]. E todos os fins de semana estamos na linha de partida das mais variadas provas. Apesar de corrermos sobretudo por diversão, levamos a diversão muito a sério. Oficialmente, entre a zona do Parque das Nações, Belém, Monsanto e Almada, há treinos coletivos agendados de terça a quinta-feira. Ao fim de semana há sempre treinos e provas onde se juntam vários atletas."
Ainda que a nível amador, os atletas da RUN 4 FUN "fazem treinos que envolvem corrida em estrada ou em trilhos, podendo variar entre treinos de ritmo mais ou menos elevado, treinos de séries, treinos de desnível ou treinos «sociais», onde se fala mais do que se corre", confesou Pedro Ribeiro. "Já houve até treinos de corrida misturada com crossfit em que os atletas carregaram kettlebells enquanto corriam e ocasionalmente pausaram a corrida para fazer burpees", contou.
Onde há uma prova que envolva estrada ou trilhos abertos são raras as vezes em que a presença dos RUN 4 FUN não se faça notar, desde caminhadas de 5 km a corridas de 300 km, há sempre atletas a participar.
Quando questionámos Pedro Ribeiro sobre o que os distinguia de outros grupos de corrida, a resposta foi rápida e fácil: "Este é um clube que dá muita importância ao FUN e onde há muita entreajuda entre atletas. Entre nós há quem se desloque aos locais mais longínquos do país só para apoiar outros atletas (e pelo almoço, vá). Não sabemos se isto nos distingue de outros clubes, mas esse não é um objetivo em si mesmo. Não procuramos ser diferentes, nem atrair mais atletas que outros clubes. Aliás, pessoas de outros clubes ou sem qualquer clube, são muito bem-vindas aos nossos treinos e convívios."
A motivação para treinar vem essencialmente pelo bem-estar físico e psicológico que obtêm a fazer exercício físico, mas também não dispensam estar entre amigos e "apreciar um «recovery» no final (vulgarmente conhecido por "comes e bebes"), que também ajuda a sair de casa e a abandonar o sofá".
Em jeito de curiosidade e reconhecimento, Pedro Ribeiro não quis deixar de mencionar os três atletas do clube que estão entre o restrito grupo dos portugueses com mais de 50 maratonas e ultra-maratonas realizadas, são eles: Teodoro Trindade, Jorge Esteves e Luís Matos Ferreira. E os números não ficam por aqui, pois há mais atletas prestes a entrar neste grupo "restrito".
Se ouvirem pelas ruas de Lisboa ou arredores algo como "É RUN! É FUN! É RUN 4 FUN!", não estranhem... É só o grito de um grupo de atletas amadores, que gosta de correr e sobretudo de passar tempo (de qualidade) juntos!
Fotos: RUN 4 FUN