O atleta de 31 anos vai representar Portugal, pela primeira vez, na vertente da Maratona nos Jogos Olímpicos de Paris, que arrancam a 26 de julho, e falou com a Pro Runners Magazine.
Samuel Barata é um dos 73 atletas que vai vestir as cores da Armada Lusa nos Jogos Olímpicos de Paris, que decorrem de 26 de julho a 11 de agosto na capital francensa.
Aos 31 anos, irá pisar o palco da maior competição desportiva do mundo, pela primeira vez, na vertente da Maratona, na qual obteu a marca de qualificação (2:07.35) em dezembro de 2023, em Valência.
Em declarações à Pro Runners Magazine, Samuel Barata confessa que este é um sonho tornado realidade.
"O sentimento de representar Portugal pela primeira vez nos Jogos Olímpicos é orgulho e conquista. É o ponto mais alto da carreira de um atleta, onde competem os melhores dos melhores do mundo", afirmou.
O maratonista vai entrar em ação no dia 10 de agosto, pelas 8h00 e até lá confessa estar "entusiasmado e focado no treino": "Tenho ainda 3 semanas de trabalho para chegar na melhor forma possível."
Quanto a resultados, a expectativa é "ficar na primeira parte da tabela classificativa". "É possível fazer um melhor resultado, mas tenho pouca experiência em correr uma maratona em grandes campeonatos e também com calor. Por isso, tudo que for melhor que isto, será excelente."
"A nível geral, penso que Portugal pode trazer, 3 a 4 medalhas. Como eu digo sempre, as medalhas custam muito dinheiro. Para a realidade do nosso desporto, acho que seria fantástico se isto acontecesse", concluiu o atleta, cujo treinador é António Sousa.
Foto: COP