É nos 20 km de marcha que se vai estrear, por Portugal, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a dias de voar para a capital francesa, esteve à conversa com a Pro Runners Magazine.
Vitória Oliveira é mais uma atleta estreante nestas olímpiadas de Paris, que arrancam a 26 de julho. A atleta de 31 anos vai representar as cores de Portugal nos 20 km de marcha feminina e entra em ação no dia 1 de agosto, juntamente com Ana Cabecinha.
"O sentimento é único e ainda é um sonho. Acho que só vou cair completamente em mim no dia em que «pisar» a Vila Olímpica. Atingi o objetivo e sonho de qualquer atleta, chegar a uns Jogos Olímpicos. Ainda fico nervosa só de pensar", começou por confessar em declarações à Pro Runners Magazine.
A atleta oriunda de Santa Iria da Azoia, qualificou-se por via de ranking, no qual ocupa a 42.ª posição.
"Há um uno, em Budapeste, no Campeonato do Mundo, percebi que o sonho começava a ser real, com a classificação e com a marca que obtive lá (23.ª com 1'33'04) - Esta marca já foi marca de acesso direto aos JO em edições passadas - Depois foi fazer uma época consistente, procurar fazer bons resultados nos momentos certos e manter os pés bem assentes na terra, para que o foco continuasse a ser o momento presente, com o objetivo na obtenção de resultados que me permitissem chegar a Paris", contou.
Com os JO Paris 2024 cada vez mais perto, Vitória Oliveira confesa que "com os dias aumenta a ansiedade, mas uma ansiedade boa, misturada numa vontade enorme de seguir para Paris e dar o meu melhor."
Quanto a objetivos, não tem dúvidas: "Pessoalmente serei a mesma atleta que parte sempre em busca do seu melhor resultado, porque é isso que me caracteriza, dou sempre o meu melhor e espero que essa minha versão seja um excelente resultado para a Equipa Portugal. Tenho as minhas ambições pessoais, mas não vou perspectivar um lugar ou uma marca, vou aplicar todo o nosso trabalho e treino em prova, e no final deixarei fixado o meu resultado! Quanto à Equipa Portugal, penso que seremos todos muito felizes em Paris, esta é uma Equipa cheia de potencial e talento. Chego a Paris rodeada de atletas muito experientes, com várias prestações olímpicas, vários medalhados, e cumpro um sonho de poder estar em competição com uma pessoa que considero uma «madrinha» e mentora, a Ana Cabecinha. Tenho aprendido muito com ela, e em cada competição tento absorver o máximo de conhecimento que ela me transmite."
Vitória Oliveira parte para Paris no dia 28 de julho, física e mentalmente bem, com a sensação de que fez uma boa preparação.
"Treinámos bem, fiz uma época que me orgulha, constante, cheia de melhores marcas pessoais e títulos. Representei o nosso país três vezes esta época, os JO serão a quarta representação na presente temporada (23/24). Esta foi a época mais exigente física e mentalmente, dada a exigência do objetivo final, chegar ao maior palco desportivo à escala global. Quem vê os resultados do lado de fora, por vezes não faz ideia de quão trabalhoso é este processo, mas tenho a sorte de trabalhar com uma equipa e um conjunto de pessoas à minha volta que me permite estar bem", concluiu.
Fotos: COP