É uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que procura incentivar a população a adotar hábitos de vida saudáveis, através da prática de atividade física orientada. Criado em 2009, o programa está para durar.
Com cerca de quatro mil membros inscritos por época desportiva, considerando três treinos semanais nos onze meses em que os Centros de Marcha e Corrida (CMC) estão a funcionar, significa uma participação anual média de 132 treinos/praticante, o que totaliza mais de 500 mil no universo dos inscritos no programa. O que faz desta iniciativa um sucesso? A Pro Runners Magazine foi saber junto de Rui Vieira, Pedro Santos e Paulo Monsanto, membros da Equipa do Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC).
PRO RUNNERS MAGAZINE: Quando foi criado o PNMC e com que objetivo?
EQUIPA PNMC: O PNMC foi criado em 2009 com o objetivo de incentivar a população à prática de atividade física de forma regular, consciente e orientada. Com o PNMC pretende-se promover a prática da Marcha e Corrida com enquadramento técnico especializado, certificar técnicos, combater o sedentarismo e incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Por quantos centros é constituído este Programa?
O Programa conta, atualmente, com uma rede de 106 centros espalhado por todo o país, sendo este um número que vai evoluindo ao longo das épocas.
Como funcionam os treinos em termos de dias, horários, tipos de exercícios...?
Cada CMC tem o seu regulamento e disponibiliza o horário e local de treino. A maior parte dos Centros conta com três treinos por semana, no período da tarde, diferenciados de acordo com as caraterísticas do grupo.
Nos Centros onde existe mais do que um responsável, normalmente um técnico fica responsável pelo grupo da corrida e o outro pelo grupo da caminhada, fazendo, desta forma, o acompanhamento adequado dos praticantes. Salienta-se que, para além da corrida e caminhada, são realizadas sessões de reforço muscular, de flexibilidade e técnica. Os técnicos dão sempre muita importância ao aquecimento e aos alongamentos, fundamentais à prática adequada desta modalidade.
Costumam treinar em estrada ou em pista?
Os locais de treino são diferenciados, dependem das condições do local onde o CMC está instalado. Existem Centros como o Prof. Pedro Rocha no Jamor, Amadora e o da Pista Moniz Pereira no Lumiar, que realizam alguns treinos em pista e outros que realizam as suas atividades em parques desportivos. No início do processo de integração no Programa, os Responsáveis de cada CMC, em articulação com o PNMC, definem o local de funcionamento do Centro, procurando, sempre que possível, que sejam disponibilizados um conjunto de valências, como balneários, zona de repouso onde se possa fazer outro tipo de treino e/ou os praticantes fiquem resguardados quando as condições climatéricas sejam adversas. São, também, definidos diferentes percursos base que depois são utilizados pelos praticantes. Os percursos são desenhados com o objetivo de oferecer ao praticante um treino diferenciado, com níveis de dificuldade também diferentes e assim promover a motivação para a prática de atividade física.
Há sinergia entre os diferentes grupos de cada cidade ou são completamente autónomos uns dos outros?
Os Centros são autónomos na sua atividade, mas a Coordenação do PNMC desenvolve iniciativas que promovem a cooperação e disseminação das boas práticas entre os CMC, conseguindo, desta forma, a dinamização do PNMC.
Destacam-se iniciativas como o Encontro Nacional de Centros, uma atividade anual que tem como finalidade a partilha de experiências entre os Centros. Na presente época, a Coordenação do PNMC, vai incentivar que existam treinos conjuntos entre CMC territorialmente próximos, de forma a fomentar as relações entre técnicos e praticantes.
Qualquer pessoa se pode inscrever? Como?
O Programa funciona por época desportiva: de 1 setembro a 31 julho do ano seguinte com uma idade limite de 90 anos.
A época desportiva 2023-2024 iniciou-se no passado dia 1 de setembro (à data da realização desta entrevista) e a inscrição é realizada online através do site da FPA. Destaca-se que, no valor da inscrição, que nesta época se mantém nos 12 €, está incluído um seguro desportivo válido exclusivamente para os treinos e atividades do PNMC.
Quantos treinadores fazem parte do PNMC?
Atualmente existem mais de cem técnicos que fazem parte do PNMC. O número de técnicos por CMC depende do número de praticantes que marcam presença nos treinos, existem centros com dois ou três técnicos, mas há Centros Municipais com mais de 5 técnicos.
O que é mais gratificante para a equipa Coordenadora do PNMC?
O PNMC é um Programa que tem funcionado como porta de entrada de cidadãos de diversas idades na vida desportiva. Mulheres e Homens que tinham uma vida sedentária, iniciaram e iniciam a prática da atividade física nos vários Centros.
Com a atividade física regular vêm os ganhos em saúde, a satisfação e a felicidade de cada praticante. O PNMC e os vários Centros contam também com a participação, como Técnicos responsáveis, de diversos antigos atletas que se destacaram e almejaram na modalidade uma notoriedade do domínio público, campeões como, por exemplo, o Paulo Guerra, que com o seu saber e a sua larga experiência na modalidade, conseguem, de forma exemplar, cativar e contagiar os praticantes fidelizando-os aos treinos semanais e à prática do Atletismo.
O PNMC tem mudado a vida dos praticantes que anualmente se juntam a este Programa, a atividade física praticada com acompanhamento técnico significa mais e melhor saúde, também no ponto de vista social, os CMC são importantes pontos de contacto e interação saudável entre os seus membros.
Que conselho dão às pessoas que gostam de correr, mas não têm coragem de começar a fazê-lo “mais a sério”?
Aconselhamos em primeiro lugar a saírem para a rua, para os parques, para os locais adequados à prática desportiva e a iniciarem a rotina de uma caminhada diária, de trinta minutos, logo de manhã, no final do dia, ou à hora do almoço se for o caso.
Sugerimos que, existindo na proximidade da residência um Centro de Marcha e Corrida, que o procurem no horário dos treinos e experimentem. Os CMC são locais onde podem usufruir de treinos orientados por técnicos acreditados que os vão aconselhar, avaliar, incentivar e orientar para uma prática da atividade desportiva saudável. Caso já pratiquem caminhada ou corrida de forma isolada ou em grupo, não deixem de procurar um CMC, pois aí vão ter oportunidade de fazer outro tipo de treinos, conhecer outros praticantes e beneficiar de um espírito de grupo e ambiente saudável, porque juntos conseguimos ir sempre mais longe!
VANTAGENS DE ESTAR INSCRITO NO PNMC
1 - Pertencer a um Programa de âmbito nacional;
2 - Acompanhamento por técnicos qualificados;
3 - Acesso a um seguro desportivo para as atividades realizadas no âmbito do CMC;
4 - Ter um local de treino;
5 - Integrar um grupo de treino, com dia e hora previamente conhecidos;
6 - Acesso a uma participação ativa e direta nos eventos PNMC, quer no âmbito desportivo, como o “Challenge 3000” que consiste em percorrer uma distância de 3000 metros num intervalo de tempo definido ou escalão etário, quer no formativo, tais como, Jornadas Técnicas, Congresso e Seminários que incidem mais numa vertente de partilha de conhecimentos.
Saiba mais sobre o Programa e como se inscrever AQUI.