Maratonas já correu muitas, mas este ano foi a vez de se estrear na da cidade invicta. Conheça aqui a experiência do atleta André Luna Costa.
No dia 3 de novembro conclui o grande desafio da EDP Maratona do Porto com o dorsal número 931. Mas a ideia começou uns meses antes quando saiu no calendário da Federação Portuguesa de Atletismo e vi que iria decorrer simultaneamente o Campeonato Nacional de Maratona da época 2024/ 2025.
O meu Clube, Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz aceitou o desafio, no qual participámos dois atletas em prol de dinamizar e representar com o maior agrado a camisola que envergamos!
A preparação foi a melhor que consegui para a desejada partida. Fiz a viagem com a minha família no dia anterior ao dia prova e fui levantar o kit de participação na Expo situada na Alfandega do Porto da parte da tarde, onde deparei-me com um ambiente desportivo muito acolhedor, que tinha tudo o que é necessário para incentivar e motivar todos à pratica da modalidade. Vários brindes pelo caminho de acesso até entrega da t-shirt. Sem dúvida um dos pontos a destacar desta organização.
No dia da prova levantei-me pelas 5h30 para tomar o pequeno almoço, (torrada de manteiga, sumo e banana, por norma o pequeno almoço que tomo antes das competições), de seguida vesti o equipamento, que deixo sempre preparado na véspera para prevenir falha de alguma situação. Fui de metro até á zona da partida e o ambiente era de boa disposição e muito animado.
Chegado ao local da partida, deixei na tenda um saco com uma muda de roupa, tenda essa que estava numa zona muito bem enquadrada com a partida e chegada da Maratona. É de salientar, mais uma vez, a organização excecional e bem sinalada.
Às 7h50 estava na box sub-elite, dado o tiro às 8h. Consegui posicionar-me logo à frente passado 1 km, apanhei um grupo que ajudou a manter um ritmo sem me preocupar com o pace. Na volta da metade da prova senti que o ritmo estava a ficar desconfortável e tive que deixar o grupo e pôr um ritmo mais lento. Cheguei à meta com tempo ofical de 2h40’51.
Acabei a minha primeira Maratona do Porto e a minha 5.ª participação no Campeonato Nacional. Fiquei muito contente com o meu resultado e adorei o ambiente das pessoas que estavam em redor desta festa que é o desporto! Sem mazelas e com boas sensações fui recuperar as energias com a minha família com um passeio pela baixa e uma franchesinha!