Mais um desafio para o atleta de 48 anos, desta vez a percorrer 160 km pela Serra da Estrela.
8 junho - dia antes da prova
Depois de tudo preparado nas duas malas que levei, seguiu-se a viagem de 3h30 desde Lisboa para a Covilhã de Autocarro… Chego á Covilhã com chuva abundante, ou seja, esperava-me uma prova molhada.
9 junho - dia da prova
Já em Seia aguardo pelas 11h para arrancar mais um Ultratrail de 3 dígitos.
Quilómetro após quilómetro, o tempo vai passando, lindas paisagens e a chuva acompanham-me quase em todo o percurso… Eis que chego à Base de Apoio de Alvoco da Serra (cerca de 120km) e tudo aqui mudou no meu objetivo de classificação, deparo-me com o km vertical até à Torre, 2h10m para fazer 4 km… que brutalidade.
Chegado à Torre ia começar outro tormento, a descida para Loriga... que perigo! Água e mais água fizeram com que todas a pedras no caminho ficassem manteiga autêntica, três quedas fizeram alguns arranhões.
Seguindo até Seia novamente para acabar o "Oh Meu Deus 160 km", preparei-me psicologicamente para seguir para mais 40 km e tornar-me "Viriato", mas por aconselhamento médico os meus pés estavam impróprios para seguir em frente. Fazer 31 horas sempre com os pés molhados fez com que ficasse por ali e certamente iria arranjar um problema maior se o fizesse.
Dados da prova:
165 km (engano em 5k)
31h24m04s
27.º Geral
8 Escalão M45