Testes
21 julho 2022
PUMA Deviate Nitro Elite: porque todos podem voar
A PUMA renovou recentemente alguns dos seus modelos de running e tem estado a render o público, não só com as melhorias realizadas, assim como com a relação qualidade/preço.
---

Depois de no ano passado ter testado as PUMA Deviate Nitro - recorde AQUI o comparativo PUMA Deviate vs PUMA Magnify - que, se bem se recordam, me conquistaram, mal pus os olhos na nova versão Nitro Elite quis também pôr os pés dentro dela.

A primeira coisa que salta à vista é, sem dúvida, a cor: amarelo elétrico, numa malha semi transparente. Uma opção bem arriscada e que pode ser um fator de decisão na hora de compra para os mais conservadores, mas que permite inúmeras opções, parecendo sempre que tem uma par diferente de sapatilhas, consoante a cor das meias que usar para treinar!

Arranjada_puma deviate elite (11) x 

Os Deviate Nitro Elite são nada mais do que o modelo topo de gama da PUMA Running que promete ser o mais rápido, o mais leve e o melhor da marca.

O modelo feminino tem um drop de 6 e mal os seguramos, antes mesmo de os calçar, logo se percebe como são incrivelmente leves (tamanho 40 - 150 gr), sendo que diminuiram em 100gr, relativamente ao peso do modelo anterior.

1656067863856 1656067863829

À esquerda os Deviate Nitro e à direita os novos Deviate Elite

Quando começamos a correr, a sensação de propulsão é imediata e mesmo após vários quilómetros, parece que são as Deviate Nitro Elite que nos fazem continuar a correr, até quando as pernas já começam a “pesar”, ajudando-nos a manter um bom ritmo de passada, o que, no fundo, é o desejável. Nisso é, sem dúvida, fundamental a placa de carbono, mas o “segredo” deste modelo parece estar na entressola. Se nos Devite Nitro (assim como nos Velocity e Liberate) era usada a borracha NITRO - com uma espécie de espuma EVA - nas novas Deviate Elite a entressola é feita de espuma PEBAX, a melhor matéria prima disponível no mercado para este tipo de utilização, igualmente usada por algumas marcas concorrentes e que,  para além de leve, é um material altamente responsivo. Mantém-se a tecnologia INNOPLATE que serve quase como uma alavanca para transferência de energia, ajudando a ganhar velocidade a cada passada. A borracha da sola PUMAGRIP LT também foi melhorada e com os dias de chuva que nos surpreenderam nas últimas semanas foi agradável não ter escorregado em nenhum dos treinos realizados em que, por diversas vezes, “apanhei” estrada e passeios molhados.

puma deviate elite (17)

Bem acolchoadas, as Deviate Nitro Elite oferecem uma passada suave. Quanto à zona do calcanhar e tornozelo, que suscitaram algumas críticas no modelo anterior, a PUMA parece ter sabido ouvir o seu público e toda a área do calcanhar, com as almofadas laterais que “aconchegam” o tornozelo, fazem com que a sapatilha se adapte particularmente bem a essa zona do pé.

puma deviate elite (15)

puma deviate elite (14)

À esquerda os Deviate Nitro e à direita os novos Deviate Nitro Elite 

Tendo em conta as suas caraterísticas, o preço final é mais um ponto a favor deste novo modelo, encontrando-se à venda, no site da marca por 200 €.

Quanto ao veredito final: nota 6 ou 9?

puma deviate elite (4)

Podemos concluir que nome escolhido de “elite” faz jus à qualidade apresentada e coloca os novos PUMA Deviate Nitro Elite entre os sapatos de corrida top que se encontram de momento no mercado, para distâncias desde 5km até meia maratona.