Testes
6 janeiro 2025
Sara Gonçalves: "Running moves your mind"
Em 2013 influenciada por amigos corredores, felizes e entusiasmados a partilhar as suas conquistas no mundo da corrida, questionei-me: será que também conseguia correr 5 km? Mal sabia eu que estava prestes a descobrir que a corrida era mais do que isso.
---

Eu era aquela pessoa que após correr 2 minutos só queria parar, por isso estava longe de alcançar os tais 5 km que referi na introdução. Comecei por isso a seguir um plano para alcançar os meus primeiros quilómetros. Fui percebendo que com consistência o corpo ia evoluindo gradualmente, e aos poucos correr deixou de ser sinónimo de sofrer. Comecei a sentir prazer no processo, pois não só sentia a evolução, como também me sentia feliz no final de cada treino. Lembro-me perfeitamente do dia em que alcancei o meu objetivo, fiquei radiante! Tinha alcançado algo que há uns meses não acreditava ser possível! Desde aí, cada treino que faço considero tempo dedicado a mim, a treinar o meu corpo, e por consequência também a minha mente. No final de um dia de trabalho, em que a cabeça está inundada de pensamentos, ou em dias que nos sentimos mais em baixo, a corrida permite-me fazer um reset.

Num mundo em que é tão difícil abrandarmos, a corrida é um bom escape. Quando corro a minha mente fica livre de problemas, sinto-me presente, sinto-me bem. E em cada pequena vitória, onde alcanço aquilo que um dia duvidei ser capaz, ganho autoconfiança e resiliência para continuar a lutar por próximos objetivos.

E é por tudo isto, que descobri que a corrida é mais do que isso. Não só nos ajuda a ter um corpo saudável, mas também uma mente equilibrada. No final de uma corrida posso ter o corpo cansado, mas a minha cabeça está em paz, limpa de pensamentos menos positivos e carregada de boas energias.

20241220_074758 20241220_074816

Correr com as ASICS Gel-Kayano 31

As sapatilhas são o equipamento mais importante na corrida, e por isso devemos encontrar as que se adequam à nossa passada e aos nossos objetivos. Recentemente tive a oportunidade de experimentar as Gel-Kayano 31, indicadas para quem tenha tendência a uma passada pronadora. Como tenho um pé chato, um reforço extra ajuda a neutralizar. Ao contrário de outras sapatilhas que têm este propósito e se sente esse reforço excessivo no momento em que as calçamos, as Kayano 31 conseguiram alcançar o objetivo de uma forma súbtil, o que as torna muito confortáveis. Ideais para os treinos diários.

PVP: 200 €

20241220_074553 20241220_074704

Colete Nagino Padded Gilet

Encontrar equipamento para dias frios é difícil, pois não nos queremos sentir pesados, sem movimento, ou de repente ficarmos com calor. Adorei este colete pois é um intermédio ideal para os dias em que um casaco ou uma camisola mais espessa se podem tornar demasiado quentes. Assim consigo manter o tronco quente, sem me tirar nenhuma liberdade no movimento. Os bolsos, os refletores e a sua leveza tornam-no perfeito.

PVP: 95 €

20241220_080727_040_saved

Conselhos para quem não se sente atraído pela corrida (ainda)

Seguir um plano para o nosso nível e nossa disponibilidade, pode ser a chave para quem está a começar. Pois se nos atirarmos à estrada e começarmos a correr a um ritmo para o qual o nosso corpo não está preparado, provavelmente não vamos adorar.

Compreendo que não somos todos iguais, e por isso a corrida pode não agradar a todos. Mas se não for a corrida, temos muitos outros desportos por explorar até descobrirmos aquele que nos dá prazer em manter o nosso corpo em movimento. No final a nossa mente irá estar em movimento também.