Sapatilhas
6 novembro 2024
JOMA ajuda a escolher a sapatilha de trail running perfeita
Conheça as várias opções da gama TR e escolha a que mais se ajusta a si.
---

Na Joma, como especialistas em desporto, sabemos que escolher o calçado certo para o trail running é uma decisão fundamental. Por isso, chegou o momento de conhecer em profundidade as diferenças entre todas as sapatilhas que compõem a linha TR, para que cada entusiasta do trail possa encontrar a sapatilha perfeta. No entanto, vamos começar com um pouco de história. Embora tenha começado a deixar a sua marca no desporto com o lançamento da sua primeira sapatilha, a Trek, em 2013, só em 2022 é que foi inaugurada a linha de competição TR. Com estrondoso sucesso, o modelo TR-9000, rebatizado de TR-9, chegou ao mercado com máxima leveza para curtas distâncias e terrenos fáceis. Mais tarde, a expansão da gama alta da Joma foi rápida, com a introdução de mais três modelos em apenas dois anos: TR-7, TR-6 e TR-5, alguns deles com placa de fibra de carbono.

Dito isto, quer saber qual é o TR que melhor se adapta às suas necessidades? Leia atentamente esta comparação e escolha o seu.

comparativa línea TR

TR-9: leveza extrema para distâncias curtas (menos de 20 km)

Se vai enfrentar corridas de curta distância, ou seja, menos de 20 km, é aconselhável procurar calçado leve que lhe permita mover-se com agilidade e velocidade. As TR-9 são perfeitas para isso e também para a prova de quilómetros verticais, pois é a mais leve de todas: pesa apenas 215 gramas. A sua entressola de perfil baixo com 6 mm de drop e a tecnologia FLY REACTIVE facilitam a realização deste tipo de provas com toda a eficácia. E como foi desenvolvida para terrenos fáceis, outro aspeto fundamental é o facto de ter uma estrutura menos robusta, flexível e sem muitos reforços. Aqui não é necessária uma camada espessa de proteção, mas sim uma biqueira reforçada com o sistema termo-selado PROTECTION.

tr-9-linea-tr

TR-7: suporte estrutural para distâncias médias (entre 20 e 50 km)

No caso das maratonas e meias maratonas, na Joma temos a opção ideal: as TR-7, umas sapatilhas que proporciona todos os benefícios de que necessita à medida que a distância aumenta: amortecimento e suporte sem perder a capacidade de resposta. É importante ter em conta que, nestas provas, já se está a enfrentar um maior desgaste das articulações e dos músculos. Mais detalhadamente, as TR-7 apresentam uma entressola com dois materiais: a parte traseira FLY REACTIVE oferece uma boa absorção dos choques, enquanto a parte dianteira em phylon aumenta a estabilidade. É também importante referir que as TR-7 foram desenvolvidas para correr em terrenos técnicos. A composição e a estrutura da entressola, o drop de 8 mm e a sola exterior com saliências de 3,5 mm ajudam a manter a estabilidade nas descidas e proporcionam uma aderência versátil.

tr-7-linea-tr

TR-6: impulso extra para as longas distâncias (mais de 50 km)

Para as longas distâncias e ultras em trail running, muitos corredores procuram sapatilhas com placa de carbono para lhes dar impulso e eficácia na corrida. Este tipo de tecnologia deve ser acompanhado de um bom nível de amortecimento e de conforto para suportar o desgaste de tantos quilómetros de corrida. É por isso que a tecnologia CARBON PLATE na entressola é especial: mais flexível e mais estável, para que possa alcançar o desempenho que procura sem chegar à meta com fadiga muscular. O drop de 8 mm e a composição da entressola FLY REACTIVE acrescentam amortecimento e conforto. Por outro lado, outro aspeto a valorizar é o facto de as TR-6 terem sido concebidas para correr em terrenos de baixa dificuldade, embora a sua estrutura com saliências garanta sempre a aderência.

tr-6-linea-tr

TR-5: máximo conforto para a ultra-distância

O TR-5 é a opção sem placa de carbono que a Joma propõe para as longas distâncias. Um sapato deste tipo deve privilegiar o conforto, o amortecimento, a estabilidade e a proteção para suportar o desgaste físico deste tipo de distância. O ponto forte deste modelo é o seu elevado nível de conforto graças à entressola com 5mm de drop e FLY REACTIVE, um aspeto recomendável quando se trata de conseguir um equilíbrio entre amortecimento e estabilidade tanto em subidas como em descidas. A sola larga proporciona um amplo apoio, apesar das inflamações provocadas por este tipo de provas. Por outro lado, o TR-5 está preparado para terrenos médios e técnicos. As saliências de 4 mm de profundidade com padrão bidirecional adaptam-se a qualquer situação.

tr-5-linea-tr

Agora já tem toda a informação necessária para encontrar o sapato TR que melhor se adapta às suas necessidades e utilização. De que está à espera para escolher o seu?

PR