Dezenas de participantes quiseram fazer parte das comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinalou no passado dia 29 de setembro, e a Pro Runners Magazine também não faltou.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e o Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca da SPC (GEFERC) assinalaram o Dia Mundial do Coração, que se celebra anualmente a 29 de setembro, com uma caminhada em várias cidades de Portugal.

Sob o mote “Rehab for life – Passo a passo por um coração saudável”, esta iniciativa teve como objetivo consciencializar os doentes cardíacos que integrem programas de reabilitação, familiares e amigos, bem como profissionais de saúde, para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares.

A Pro Runners Magazine foi convidada para participar na iniciativa no conselho de Almada, onde dezenas de pessoas marcaram presença junto ao Santuário do Cristo Rei, onde primeiramente foi feita uma demonstração e treino livre de Suporte Básico de vida e apresentação do livro infantil "Vou-te salvar! Suporte Básico de Vida", seguindo-se a partida para a caminhada de 5 km até ao Parque da Paz, também em Almada, onde estavam disponíveis carrinhas de rastreio cardiovascular e uma banca culinária com preparação de snacks saudáveis.

DSC00799

Rita Calé, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), explicou-nos um pouco mais sobre esta iniciativa. 

"Esta é a segunda edição de uma caminhada que decorre em várias cidades do país, que tem o mote de passo a passo por um coração saudável. É uma iniciativa dedicada aos sobreviventes do infarte agudo do miocárdio, às suas famílias e aos profissionais de saúde. O objetivo da iniciativa é, sobretudo, alertar para a necessidade de prevenção, quer primária, antes de ocorrer um enfarde, quer secundária, depois de acontecer um enfarde", começou por dizer em declarações à Pro Runners Magazine.

"Esta iniciativa tem vindo a crescer, e a prova disso é que hoje temos mais cidades envolvidas, como Porto, Braga, Coimbra, Leiria, Évora e são cada vez são mais o número de participantes que aderem, o que nos deixa muito satisfeitos", concluiu.

DSC00826

Fotos: Miligrama - Comunicação em Saúde