O atleta olímpico e o clube vermelho e branco já estavam em "diligências" há vários meses.
Pedro Pablo Pichardo anunciou, na passada segunda-feira (13 de janeiro), que já não é atleta do Sport Lisboa e Benfica devido a "divergências irreconciliáveis". Há muito tempo que a história entre o atleta olímpico e o clube vermelho e branco já andava "tremida" e agora terminou mesmo sem final feliz.
Em comunicado à agência Lusa, Pichardo refere "que o assunto está a ser levado às instâncias competentes" e que não se irá pronunciar mais sobre o tema, focando-se única e exclusivamente na vertente desportiva.
O campeão olímpico de triplo salto em Tóquio 2020 e vice-campeão em Paris 2024 agradeceu ainda aos adeptos encarnados, aos patrocinadores, à Federação Portuguesa de Atletismo, ao Comité Olímpico de Portugal e à Câmara Municipal de Setúbal "pelo apoio incondicional ao longo destes anos sem os quais não tinha sido possível atingir os objetivos.
Recorde-se que o atleta de 31 anos chegou ao Sport Lisboa e Benfica em 2017, oriundo de Cuba, a sua cidade Natal. Já a representar as cores portuguesas, sagrou-se Campeão do mundo em Oregon'22 e Campeão Europeu em Munique'22 e arrecadou ainda duas medalhas em Jogos Olímpicos.
Benfica reague a comunicado de Pichardo
Logo a seguir do atleta ter anunciado a sua saída, o Sport Lisboa e Benfica também reagiu através de um comunicado publicado no seu site oficial onde pode ler-se: "O Sport Lisboa e Benfica esclarece que tomou conhecimento público da intenção de Pedro Pablo Pichardo de cessar o seu contrato de trabalho com o Clube. O Sport Lisboa e Benfica informa que Pedro Pablo Pichardo foi notificado no passado dia 3 de janeiro de 2025 de um processo disciplinar com vista ao seu despedimento. Em causa está a falta de comparência de Pedro Pablo Pichardo a exames médicos para os quais estava convocado depois dos Jogos Olímpicos, bem como o facto de ter recusado a inscrição na plataforma de atletas, apesar de ter sido por diversas vezes solicitado para tal. Uma decisão que tem impedido, entre outras consequências, a sua participação em provas ao serviço do Benfica. O Sport Lisboa e Benfica irá fazer prevalecer os seus direitos na defesa do bom-nome e dos interesses do Clube."
Pedro Pichardo também foi capa da Pro Runners Magazine em 2023, onde pode ler ou reler a entrevista AQUI.
Foto: César Santos / Pro Runners Magazine