A prova decorre de 27 a 29 de setembro e as inscrições ainda estão abertas.

Nos últimos anos, todos os finais de setembro recebem a grande festa de Trail Running ruma ao Alto Minho, e têm a Serra D’Arga como palco principal.

A edição de 2024, traz mais uma vez novidades para os seus participantes: A partida dos 100 km pela primeira vez em Vila Praia de Âncora, o regresso dos 50 km na Ultra de Dem, e a inclusão de uma nova prova de 15 km a sair da Aldeia de Covas no sábado com meta em Dem. Esta última dará a oportunidade aos amantes das distâncias mais curtas fazerem uma prova no sábado (28 de setembro) e outra no domingo (29 de setembro), ficando a conhecer as duas vertentes norte e sul da Serra D’Arga.

“Do Mar à Serra” será o lema da versão GTSA_100k com partida no centro de Vila Praia, na sexta-Feira (27 de setembro) às 22h, prova com 4.260m desnível positivo e tempo limite de conclusão de 24h. Uma Ultra Endurance Séries 150 da ATRP e dará aos seus vencedores 250 pontos no Circuito Best Trails Series (BTS)

Depois da partida, 500 m em areia junto ao mar, continuando durante 9 km praticamente planos, no lindíssimo Vale do Âncora, segue-se uma subida fácil mas longa ao Monte de Santo Antão, descida à Vila de Caminha, e nova subida ao alto da Sra das Neves, onde encontrarão as gentes de Dem com muita animação.

Entrando em Dem o percurso do GTSA_100k é coincidente com o GTSA_50k, com a exceção da descida a Covas e subida novamente a Arte na Leira em Arga de Cima.

O GTSA_50k, “A Volta Perfeita à Serra D’Arga” regressa depois de alguns anos com a distância Ultra a ser de 45km, a introdução este ano dos 5 km extra, deve-se à inclusão de um novo trilho nas cascatas de S. João D’Arga à muito desejado, mas só agora serem criadas condições de segurança para a utilização do mesmo.

A subida à Pedra Alçada, o Mosteiro S. João, as Aldeias das Argas e a mítica casa do Marco (Arte na Leira), a descida a Cerquido, a mítica subida à Sra do Minho, a descida a S. Lourenço da Montaria, o Rio Âncora com as suas cascatas e lagoas, as dezenas de calçadas romanas, e a descida vertiginosa à meta em Dem, fazem deste trajeto verdadeiramente único.

No Domingo será a habitual "invasão" à Aldeia de S. Lourenço da Montaria, este ano com as provas de 30 km, 17 km, e a caminhada de 12 km, esperamos neste dia mais uma grande festa para culminar este enorme evento.

Os 17 km e a caminhada mantém os trajetos do ano passado, já os 30 km terá a inclusão da Aldeia de Amonde antes de entrar no Rio Âncora, daí o aumento de 3km dos anteriores 27 km.

A Serra D’Arga tem um território com 4500 hectares e faz parte do maciço montanhoso da Peneda-Gerês, é também conhecida por Montanha Sagrada, com os seus trilhos seculares, dificilmente encontramos em outro local, tantos quilómetros de calçadas romanas, que ligam as populações de aldeia em aldeia.

O GTSA será mais uma vez, a grande final do Circuito Best Trails Series 2024.

Inscrições AQUI.

Foto: Sérgio Rodrigues