Marque na agenda: 30 de novembro e 1 de dezembro.

O Trail da Amizade (TdA) acontece já nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, e promete superar-se a si próprio nesta que será a sua 3.ª Edição depois de 2 edições que excederam expectativas a todos quantos nelas participaram

 

Este ano, a organização acredita que ainda consegue inovar, melhorar e crescer (a expectativa é para 1500 atletas vindos de todo o país e além fronteiras) e, ainda assim, continuar a acautelar a sua excelência e o nível de serviço e satisfação que tem conseguido proporcionar nas ultimas edições.

Garantido está já o facto de o TdA contar com 3 distâncias a contabilizar para o UTMB Index (by UTMB World Series) e Circuito Internacional de Trail (ITRA); 2 distâncias a contabilizar para os Circuitos Distritais de Leiria (ADAL/ Federação Portuguesa de Atletismo) e as 4 distâncias cronometradas inseridas nos Circuitos Nacionais de Trail (ATRP), destacando o Ultra e Jovem na Série 150 e o Longo e Sprint na Série 100. Localmente, contará ainda para o 5.º Campeonato Municipal de Trail de Ansião.

Importa também destacar a aposta numa distância ULTRA, com o UTA – Ultra Trail da Amizade, que contará com +50km e ainda a figura TCE – Trail da Amizade Challenge Extreme que desafia os atletas a fazerem o UTA no Sábado (30/nov) e o TLA – Trail Longo da Amizade (32km) no domingo dia 1/dez – como diz a Embaixadora do Trail da Amizade, a bem conhecida Inês Marques, “uma prova só para rijos”!!

A organização prevê ainda, à semelhança daquilo que já fez na edição anterior para o TLA e TCA – Trail Curto da Amizade, Prize Money bastante convidativos também para o UTA e para aqueles que aceitarem o desafio do TCE, conforme já apresentado nas redes sociais do evento.

No caso do UTA, e bem demonstrativo daquela que está a ser a aposta do CAAS nesta distância, é interessante referir ainda uma outra novidade (pouco ou nunca vista em Portugal) que a organização está a propor: a entrega de T’shirts (segundo os mesmo, modelos únicos) a atletas (Masculino e Feminino) que consigam vencer ou superar-se nos desafios lançados pela organização (1ºs lugares – CHAMPION; UTA 1º KM – RAPIDUS para os atletas mais rápidos no 1º km do percurso & Segmento Sicó – DOMINATOR).

Nesta edição, à semelhança das anteriores, existirá ainda o TRAIL DA AMIZADE KIDS, um momento dedicado aos mais novos que já se sintam inspirados pela modalidade, além de promover e consciencializar para hábitos de vida saudáveis por via da prática regular de desporto. O KIDS ocorrerá no sábado, dia 30/nov no período da manhã, logo após o início do Trail Ultra.

Destaque também para o fato de os Padrinhos da edição transata, os bem conhecidos e atuais Campeões Nacionais Trail Ultra – Miguel Arsénio e Inês Marques – terem sido apresentados pela organização como “Embaixadores Trail da Amizade”, naquilo que é, acima de tudo, um gesto e o afirmar de uma amizade que se tem vindo a alimentar deste 2023 entre as partes e que ser irá perpetuar no tempo. Já o Embaixador da Caminhada, Luís Jesus, mais conhecido por Lulis e mentor do Grupo “Não Interessa Como Interessa Ir” mantém-se nessa mesma qualidade.

Para Padrinhos da edição TdA24 a organização convidou dois jovens que, ainda que “recentes” na modalidade, dão já provas de que o futuro da modalidade em Portugal está garantido ao mais alto nível.

Para Padrinho, o João Janeiro, um rapaz que, além de simpático e super divertido ao bom estilo alentejano, é um atleta de Trail Running que está a dar passos muito consolidados na modalidade e já uma presença assídua em grandes provas e com grandes feitos, de onde se destaca em 2023 e logo à cabeça, a grande vitória na distância 19 km no Trail da Amizade e a grande prestação e vitória no Ultra Trail SERRA DA FREITA. Já em 2024, destaque para a vitória no Sharish Monsaraz Natur Trail.

Para Madrinha da prova, a organização lançou o convite à Beatriz Alves que, além de dona de uma simpatia extraordinária, é uma conhecida atleta de Trail Running e também uma presença assídua em grandes provas em Portugal e além-fronteiras. Atual Bi-Campeã Nacional de Trail Sprint, foi vencedora da Taça de Portugal 2020 tendo já representado Portugal, pela Seleção Nacional, nos mundiais de 2023.

As inscrições estão já a decorrer na plataforma STOP & GO sendo que as vagas, segundo a organização, estão prestes a esgotar.

PR