O triatleta já está a seguir as pegadas do irmão mais velho, Ricardo Baptista.

Foi em Balikesir, na Turquia, que João Nuno Batista venceu, no passado sábado, o Campeonato da Europa de Triatlo em juniores. Aos 17 anos, repetiu a proeza alcançada na Alemanha, no ano passado, e consolida agora, com o título de bicampeão europeu, uma posição de destaque entre os melhores do mundo na modalidade.

João Nuno Batista cumpriu os 260 metros de natação, 6,9 quilómetros de bicicleta e 1,8 quilómetros de corrida em 18.15 minutos, deixando o francês Nils Serre Gehri a nove segundos, e o húngaro Márton Kropkó a 14 segundos.

João Nuno é o irmão mais novo de Ricardo Batista, atleta que, com Maria Tomé, brilhou nos Jogos Olímpicos de Paris com o 6.º lugar na prova individual e o 5.º lugar na prova de estafetas mistas.

O agora bicampeão da Europa sagrou-se vice campeão mundial júnior em 2021, em Quarteira, e tornou-se campeão mundial júnior em 2023, em Hamburgo, fazendo com Ricardo Batista a única dupla de irmãos a ter sido campeã do mundo neste escalão.

Maria Tomé também competiu na Turquia, na prova de Triatlo sprint, em elites, alcançando o 13.º lugar (6.ª em Sub-23). Erwin Vanderplancke, atleta belga do Clube de Natação de Torres Novas, ficou no top 10 deste Campeonato da Europa de Triatlo, em sprint.

Na final B do Campeonato da Europa de Triatlo sprint de elites, Vasco Canadas e Gabriel Santos terminaram nos 13.º e 19.º lugares, respetivamente.