A competição inclui várias atividades de rua: a corrida principal de 21,1 km, uma prova de 10 km, uma caminhada de 5 km e a Run Kids, destinada aos mais pequenos e respetivas famílias.

Neste fim de semana (23 e 24 de novembro), Évora será palco de mais uma edição da "Meia de Évora", que reúne 4200 entusiastas do desporto num evento diversificado, promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a HMS Sports. A competição inclui várias atividades de rua: a corrida principal de 21,1 km, uma prova de 10 km, uma caminhada de 5 km e a Run Kids, destinada aos mais pequenos e respetivas famílias.

Com ponto de partida e chegada na “sala de visitas” de Évora, a Praça do Giraldo, os percursos atravessam os locais históricos da cidade, proporcionando uma experiência única, que alia cultura e desporto. A programação começa no sábado de manhã, com a Breakfast Run, uma corrida leve de ativação para reduzir a ansiedade pré-prova, e à tarde serão os mais novos que irão brilhar na Run Kids. Momentos antes, também na Praça de Giraldo, terá lugar a cerimónia de apadrinhamento de árvores que serão plantadas no concelho por ocasião da “Meia de Évora”.

O ponto alto será domingo de manhã (24 de novembro) com a realização da prova-rainha, que junta mais de 700 meio fundistas, enquanto que nos 10 km participarão 1200 atletas. A caminhada, de 5 mil metros, também bate recordes, juntando cerca de 2000 pessoas.

Esta festa do desporto, segundo o vereador do pelouro, Alexandre Varela, “oferece aos participantes o privilégio de correr por cenários emblemáticos e monumentos históricos da cidade. Aos visitantes, oferece também a experiência de sair e voltar a entrar no Centro Histórico, um simbolismo que marca a identidade dos eborenses, que estarão nas ruas a aplaudir e a incentivar os participantes ao longo de todo o percurso. Haverão também 28 pontos de animação, pensados para dar um empurrãozinho aos que precisem de uma motivação extra e, evidentemente, a abrilhantar a festa da Meia, não estivéssemos naquela que será a próxima Capital Europeia de Cultura em 2027!”.

A "Meia de Évora" atrai tanto atletas de elite quanto corredores amadores. Este ano, uma novidade será a largada por tempos de prova, otimizando a experiência dos participantes. O evento tem crescido em adesão, destacando-se como um marco do calendário desportivo a sul do Tejo, ao combinar competição e celebração da rica história de Évora.

Ano especial

“Neste ano especial em que comemoramos os 50 Anos da Revolução de Abril, a "Meia de Évora" realiza-se no domingo, dia 24 de novembro, exatamente na véspera do 38.º aniversário da inscrição do nosso Centro Histórico na lista de Património Mundial da Unesco. Uma comemoração que nos remete para a maior transformação positiva que Portugal alguma vez teve; uma data que nos enche de orgulho e nos lembra das nossas responsabilidades na preservação e valorização deste bem de toda a Humanidade. Com a vossa presença, unimos o valor do desporto à nossa história e ao compromisso com a integridade do que é nosso, dando vida às ruas e praças que tantos séculos testemunharam”, relembra o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá.

Seja para correr ou simplesmente caminhar, os participantes estão convidados a viver um fim de semana de superação e ligação numa das cidades mais encantadoras de Portugal.

PR