Em Portugal 66% dos atletas faz uso de pelo menos um suplemento dietético, indica um estudo desenvolvido pelas faculdades de Desporto e de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Já é conhecido o vencedor do prémio Born from Knowledge atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da iniciativa BfK Awards e da parceria com o Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods. O snack de beterraba, desenvolvido para atletas de competição, Beeta, é um produto inovador, que explora todas as propriedades benéficas da beterraba. Composto por ingredientes exclusivamente nacionais e selecionados com critério rigoroso para garantir a máxima qualidade e sustentabilidade, o snack foi criado por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, estando prevista a sua comercialização para o último trimestre de 2024.

Este reconhecimento da ANI é conferido ao projeto nascido do conhecimento académico que mais se destaca pela sua base tecnológica e potencial inovador. Além da distinção, a equipa receberá a “Árvore do Conhecimento”, um prémio monetário de 1000 € e um voucher para cobrir a viagem da equipa à feira SIAL Paris em Paris, França, que irá decorrer em outubro 2024. O troféu, a Árvore do Conhecimento, relaciona a arte com a tecnologia, expressando os valores da excelência científica e da relevância social e económica.

A Beeta é uma barra nutritiva que combina laranja, beterraba desidratada, figo seco e farinha de alfarroba. Com um formato retangular, de cor roxa e aspeto granulado, oferece um sabor frutado que complementa o típico sabor terroso da beterraba. Este snack contém aproximadamente 400 mg de nitratos, substância que, comprovadamente, melhora o rendimento desportivo, devendo ser consumida 2 a 3 horas antes do esforço físico ou diariamente nos dias que antecedem o esforço.

Fonte_João Pedro Rocha_ ECOTROPHELIA Portugal

Ao contrário das barras existentes no mercado, a Beeta não é uma barra energética. O seu objetivo é equipara-se a suplementos alimentares, mas sendo mais agradável de consumir, garantindo o teor de nitratos necessário para ter impacto no rendimento desportivo.

A Beeta nasce enquanto um projeto de licenciatura em ciências da nutrição em outubro de 2023, onde quatro colegas foram desafiados a desenvolver um produto inovador e sustentável. João Cabral, um dos fundadores, teve a ideia de avançar com um produto que tivesse na sua base a beterraba. "Enquanto atleta e futuro nutricionista sei o quanto a nutrição pode potenciar o desempenho desportivo. A Beeta nasce pela necessidade de ter um produto com a dose certa de nitratos, uma formulação baseada na evidência, prática e saborosa, tudo isto a um preço acessível”, referiu João Cabral e acrescentou ainda que “o prémio Born from Knowledge é um grande orgulho, pois reconhece todo o esforço realizado ao longo dos últimos meses para que a Beeta fosse efetivamente baseada no conhecimento e com impacto na vida dos consumidores, os atletas. Estamos confiantes que, com o apoio da ANI, o nosso produto e futura StartUp serão muito bem-sucedidos e reconhecidos por todos os atletas."

A Beeta aposta igualmente na sustentabilidade e inovação, utilizando matérias-primas que não são passíveis de venda em superfícies de retalho alimentar e embalagens feitas de PBAT ou PLA, materiais provenientes de fontes renováveis e recicláveis. O transporte das Beeta será realizado em caixas de plástico rígido reutilizáveis, promovendo a redução do desperdício.

"Este prémio é um testemunho da capacidade de inovação e da excelência dos nossos jovens talentos. A Beeta é um exemplo inspirador de como a investigação e o desenvolvimento tecnológico podem criar produtos sustentáveis e benéficos para a saúde e serem inovadores num mercado em expansão, tanto em Portugal como fora do país.," salienta António Grilo, presidente da ANI.

Desde 2017, a ANI já premiou mais de 50 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como Altice, Crédito Agrícola, BPI, Glintt, PortugalFoods e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) através do programa Born from Knowledge. Muitos deles são já símbolos da inovação nacional em Portugal e internacionalmente.

PR