Nuno Lopes e Laura Grilo campeões de Portugal de Maratona
Uma prova totalmente dominada pelos atletas africanos, que estiveram sempre na frente, destacando-se nos quilómetros finais o ugandês Abel Chelangat, que conseguiu triunfar com a marca de 2h10m02s. Mais atrás, os atletas portugueses estavam a lutar pelo título nacional e no pódio dos Campeonatos ficaram os três portugueses que se classificaram no top-10 da competição, com destaque para Nuno Lopes, do 3 Santos Populares, que terminou a sua sétima maratona com a marca de 2h20m29s (8.º na Maratona do Porto), para o seu primeiro título nacional em maratona. Uma excelente classificação para um atleta que na época passada subiu ao pódio do nacional de estrada em meia-maratona.
Depois dele chegou Carlos Costa, do Vizela Corre, que cortou a meta com a marca de 2h21m24s, com o algarvio João Fernandes (Areias de S. João) a conseguir o terceiro lugar do pódio nacional (10.º na Maratona do Porto), com a marca de 2h22m07s.
Na prova feminina, em que a queniana Naom Jebet correu sempre isolada das restantes, mas com um bom grupo de portugueses que foram marcando o ritmo à africana, que venceu a prova em 2h30m00s, com mais de 10 minutos de vantagem sobre a segunda classificada, a sua compatriota Peniah Jerop (2:40.09), as atletas portuguesas lutavam pelo título nacional e no final da prova, a mais forte foi Laura Grilo, do Clube Praças da Armada, que venceu em 2h54m08s. Laura Grilo (atleta veterana, F40) ficou a dois segundo do seu recorde pessoal e, há menos de um mês (6 de outubro), já fora a melhor portuguesa na Maratona de Lisboa.
Subiram ao pódio feminino, as atletas Patrícia Carreira, do CD Espite, com a marca de 3:01.12 (atleta que em 2015 foi terceira na Maratona de Badajoz, com 2:55.20), e Elisabete Nunes (veterana F50), do SC Salgueiros, com 3:14.09.
Também subiu ao pódio, o campeão de Portugal de Maratona no atletismo adaptado, o atleta Ricardo Rodrigues, do Team El Comandante (T46, deficiência motora, membros superiores), que cortou a meta em 3h14m31s.
Fonte e fotos: FPA