José Carlos Pinto revalida título de Campeão de Portugal nos 800 m
Já são conhecidos os campeões de Portugal na presente época, com a segunda jornada a decorrer a 19 de fevereiro, no Pavilhão Expocentro, em Pombal, que ficou marcada por recordes e marcas de qualificação para os Campeonatos da Europa de Atletismo em Pista Coberta, que se realizam de 2 a 5 de março, em Istambul.
Destaque para José Carlos Pinto, do Benfica, que revalidou o título de campeão de Portugal nos 800 metros, com a marca de 1m47,97s, recorde dos campeonatos e a quarta melhor marca de sempre na distância em pista coberta. Do lado feminino, também Patrícia Silva, do Sporting, revalidou o título, com a marca de 2m06,06s.
Nos 60 metros barreiras, Olímpia Barbosa revalidou também o título de campeã de Portugal, com o tempo de 8,16s, igualando assim o recorde destes Campeonatos na distância, com a melhor marca nacional nesta temporada. Do lado masculino, também Abdel Larrinaga, do Sporting, com a marca de 07,83s revalidou o título de campeão de Portugal.
De sublinhar a prestação da vice-campeã olímpica Patrícia Mamona, do Sporting, que se sagrou campeã de Portugal de triplo-salto pela 10.ª vez, com a marca de 14,25 metros, a seis centímetros do recorde dos campeonatos, que lhe pertence.
Destaque ainda para Marta Pen, do Benfica, que, depois de se sagrar campeã de Portugal ontem nos 1500 metros, hoje venceu os 3000 metros, com a marca de 8m53,44s, recorde pessoal, ascendendo ao sexto lugar do ranking das melhores marcas de sempre na distância. De sublinhar ainda a prestação da vice-campeã, Mariana Machado, do Braga, que, com 8m59,69s, conquistou a marca de referência para os europeus de pista coberta. Do lado masculino, Etson Barros, do Benfica, venceu com recorde pessoal de 8m01,48s.
Delvis Santos, do Jardim da Serra, conquistou o título de campeão de Portugal nos 200 metros, com o tempo de 21,48s, a melhor marca nacional desta temporada na distância. Do lado feminino venceu Inês Cruz, do Estreito, com a marca de 25,05s.
Ivo Tavares, do Benfica, revalidou o título de campeão de Portugal do salto em comprimento, com a marca de 7,39 metros.
No salto em altura, também Gerson Baldé revalidou o título de campeão de Portugal, com a marca de 2,19 metros.
Marta Onofre voltou a conquistar o título de campeã de Portugal de salto com vara, igualando a sua melhor marca nesta temporada, de 4,10 metros, numa prova ganha pela brasileira ao serviço do JOMA, Juliana Campos, que ultrapassou os 4,25 metros.
No lançamento do peso, Francisco Belo, do Benfica, conquistou o título, com a marca de 19,31 metros, numa prova ganha pelo ucraniano Roman Kokoshko, do Sporting, que alcança os 21,42 metros.
As provas de 4×400 metros foram ganhas pelo Sporting, tanto do lado masculino como do lado feminino, com as marcas, respetivamente, de 3m23,06s e 3m54,59s.