Isaac Nader vence em Ostrava
Apenas dois dias depois de competirem na Aldeia das Açoteias, onde fizeram parte da estafeta mista do Sport Lisboa e Benfica que se sagrou campeão europeu, Isaac Nader e Salomé Afonso estrearam-se nestas provas no meeting checo.
Isaac Nader esteve brilhante, e até se deu ao luxo de controlar o andamento, vencendo a prova da milha, na sua estreia na distância, com a marca de 3m54s27”, obtendo a segunda melhor marca portuguesa de sempre na distância, atrás do recordista Rui Silva (3.52,18, em 2001).
No final, nas entrevistas rápidas, Nader, apesar do resultado, não estava totalmente satisfeito. “Cheguei a Ostrava com o objetivo de vencer. Mas o meu principal objetivo era estabelecer aqui um recorde nacional indoor. Senti um pouco a falta disso e essa é a minha maior desilusão desta noite. Consegui ser mais rápido e mais confiante durante a corrida. Mas, «ok», ainda é apenas o início da temporada. Assim, tenho coisas a melhorar”.
Também estreante, a portuguesa Salomé Afonso, especialista em 1500 metros, conseguiu uma prova de alto nível, acompanhou na primeira parte o andamento da vencedora, a etíope Freewyni Hailu, que cortou a meta em 8.24,17, a melhor marca mundial do ano, para prevalecer isolada na segunda posição terminando com a marca de 8m39s25”, também esta a segunda melhor marca portuguesa de sempre, atrás da recordista nacional, Carla Sacramento (8.36,79, em 2002), ultrapassando mesmo a notável Fernanda Ribeiro (8.39,49, em 1996).
No mesmo meeting, Gerson Baldé foi quarto classificado no salto em comprimento, com a marca de 7,90 metros. Nota para o cubano do Benfica Reynier Mena, que correu os 60 metros em 6,55 segundos, terminando no segundo lugar atrás do norte-americano Ronnie Baker.
Consulte todos os resultados AQUI.
Foto: ČAS - Jaroslav Svoboda