Vitória Oliveira e Ana Cabecinha em 38.º e 45.º lugar em Paris
Arrancou hoje, dia 1 de agosto, a prestação do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris! A marcha atlética abriu as hostelidades logo de manhã e as atletas portuguesas Ana Cabecinha e Vitória Oliveira eram as duas portuguesas em competição.
A estreante Vitória Oliveira, de 31 anos, terminou a prova em 1:36.22, arrecadando o 38.º lugar.
"O resultado final não foi o melhor, mas muitos nem se lembram do calvário que os atletas passam para chegar a uns Jogos, por isso saio daqui de cabeça erguida, dei o meu melhor e é isso que conta", vincou.
A atleta natural de Santa Iria da Azoia expôs a dificuldade que sentiu em todo o percurso: Foi o desnível, o piso, que era muito acidentado, tínhamos bocados paralelos, bocados com emendas, bocados inclinados, existia até um pedaço de sobe e desce, muito mau", confessou.
A contrariar todas as probabilidades, após três meses de ter sido mãe, Ana Cabecinha conseguiu um lugar nos Jogos Olímpicos, somando assim a sua quinta participação em olímpiadas. No adeus a esta competição, a atleta lusa terminou em 43.º lugar, numa prova cujo o ouro foi para a chinesa Jiayu Yang.
"Foi muito dificil em todos os sentidos, a nível fisico pois não me preparei como era suposto, porque não nos preparamos em dois meses e meio para uma prova de 20 km, muito menos depois de ter sido mãe. O meu intuito sempre foi começar e acabar, nunca foi nenhum resultado, já parti com esse cuidado, mas claro que depois dos 15 km foi muito sofrido, mas depois de cada volta ver o meu bebé na parte de fora do percurso dava-me motivação extra para fazer mais uma volta e cheguei ao fim. Concluí os meus quintos JO, não da melhor maneira que tínhamos previsto no início da época, mas foi o que conseguimos e estou muito feliz porque a minha medalha está da parte de fora deste percurso", frisou.
Ana Cabecinha dá assim por terminada a sua carreira como atleta profissional de marcha atlética, em Paris 2024.
"Foram os meus últimos 20 km de marcha, o meu último sino em grandes campeonatos. As últimas três voltas foram muito difíceis a nível emocional porque é díficil... são 28 anos, mas estou muito feliz, acabei da melhor maneira", disse a atleta nacional, visivelmente emocionada.
Confira os resultados completos dos 20 km Marcha feminina AQUI.
Fotos: COP