Portugueses em destaque nos Campeonatos Europeus de Estrada
Portugal esteve representado nos Campeonatos da Europa de Estrada, que decorreram na Bélgica, por vários atletas a competir nas diferentes distâncias: maratona, meia-maratona e 10 km.
Na maratona (42 km), a seleção lusa conqistou o 4.º lugar por equipas, com grandes prestações individuais dos atletas Rui Pinto (8.º lugar - 2:11.28), Solange Jesus (6.º lugar - 2:29.39).
Rui Pinto cumpriu o sonho de uma vida num percurso muito exigente, ficando, com 2h11m28s, a 5 segundos do seu recorde pessoal. Em declarações à FPA, o atleta referiu: "As minhas palavras não são só sobre esta prova, que foi o sonho de uma vida, são também sobre a época passada, que foi difícil. Passei por lesões, mas hoje, esta prestação fez valer a pena cada treino, cada dor e senti-me recompensado.”
Solange Jesus terminou a prova muito emocionada e com o sentimento de dever cumprido: "Estou muito orgulhosa da minha prestação e do trabalho desenvolvido por todos os que me apoiam. É com muito respeito que encaro esta distância. Emocionei-me no percurso várias vezes, mas foquei-me no apoio das pessoas que deixei em casa, do meu treinador [Ricardo Gomes], de todos os que sempre acreditaram em mim. Passei da 15.ª melhor marca para um sexto lugar nestes campeonatos, com um percurso bastante difícil, durante o qual sofri bastante, principalmente na parte final. Valeu-me o apoio do público e da comitiva nacional. Foi brutal e estou muito feliz."
A equipa masculina ficou à beira do pódio, no quarto lugar, contribuindo ainda para este resultado as prestações de João Almeida e José Sousa, respetivamente, na 20.ª e 21.ª posições, com 2h17m54s e 2h18m20s. Fábio Oliveira classificou-se na 30.ª posição, com a marca de 2h25m50s.
Destaque também para a atleta Mariana Machado, que ficou a um passo do pódio nos 10 km, obtendo um 4.º lugar (31m30s) a poucos segundos do recorde nacional da distância, que pertence a Sara Moreira.
A atleta bracarense provou que está nos 10 km para disputar medalhas nos maiores palcos internacionais, lutando até ao fim por um lugar no pódio, que apenas lhe fugiu nos últimos metros da competição. “Nesta estreia nos 10 km senti-me na luta durante toda a corrida, senti que estava lá e que as atletas tinham de contar comigo. Saio com um sabor agridoce, porque a faltar 300 metros para a meta perdi duas medalhas, a de prata e a de bronze, mas saio daqui com uma aprendizagem. Quando vi a meta só queria levar uma medalha comigo. A ambição foi muito grande, grande demais, infelizmente não consegui chegar à medalha, mas levo comigo uma aprendizagem”, refletiu Mariana Machado no final da prova.
Do lado masculino, José Carlos Pinto foi o melhor português, parando o cronómetro aos 29m03s, naquela que foi a sua primeira competição oficial nesta distância. Coletivamente, Portugal classificou-se em sétimo lugar, em femininos, e em 10.º lugar, em masculinos.
Na distância de meia-maratona, por equipas, Portugal conseguiu a 5.ª posição em masculinos e femininos, com destaque para a prestação individual de Susana Godinho (6.ª).
Fotos: FPA